“O Alojamento Local não pode ser culpado pelos problemas da Habitação”

Ricardo Valente, vereador das Actividades Económicas eleito pela lista de Rui Moreira, acredita que cabe ao Estado definir uma estratégia para a Habitação.

Foto
Nos próximos seis meses estão suspensos novos registos AL na freguesia do Bonfim e na União de Freguesias do Centro Histórico Paulo Pimenta/ARQUIVO

“O Alojamento Local [AL] não pode ser culpado pelos problemas da Habitação.” É assim que Ricardo Valente, vereador eleito no Porto pelo movimento independente de Rui Moreira, olha para a convivência - em algumas zonas desequilibrada - entre estas duas modalidades de uso do património edificado da cidade. Reconhecendo esse desequilíbrio, a autarquia criou em 2019 um regulamento para o AL, que acabou por ficar guardado na gaveta. A pandemia serviu de justificação para o suspender. Só dois anos depois é que o documento voltou a ser resgatado para o afinar e para brevemente o pôr em prática. Por agora, desde terça-feira, enquanto se aguarda por um novo diagnóstico, o município suspendeu durante seis meses a possibilidade de se poder avançar com novos registos em zonas de maior pressão (Bonfim e Centro Histórico) já anteriormente identificadas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.