Agrupación Señor Serrano falam verdade a mentir

The Mountain, espectáculo apresentado no CCB esta sexta-feira e sábado, parte de Orson Welles e das primeiras expedições ao Evereste para problematizar a verdade. Mostrando-a como fenómeno complexo, fragmentado, manipulado e transformado.

cultura,ccb,orson-welles,teatro,culturaipsilon,
Fotogaleria
Em "The Mountain" (que teve a sua estreia em 2020, antes da Guerra na Ucrânia) Putin é chamado a palco através de um rosto virtual facilmente identificáve Jordi Soler
cultura,ccb,orson-welles,teatro,culturaipsilon,
Fotogaleria
Peça cruza a história do alpinista inglês George Mallory morto durante uma expedição ao Evereste e "A Guerra dos Mundos", de H.G. Wells Jordi Soler
cultura,ccb,orson-welles,teatro,culturaipsilon,
Fotogaleria
Nos primeiros instantes de "The Mountain", joga-se badminton em palco cortesia bineal de veneza / Andrea Avezzu
cultura,ccb,orson-welles,teatro,culturaipsilon,
Fotogaleria
Jordi Soler

Na sua pesquisa acerca do conceito de verdade, o colectivo teatral catalão Agrupación Señor Serrano viu-se, de repente, diante de uma montanha. Uma montanha sem existência física concreta, mas também uma montanha que não representava qualquer obstáculo simbólico para o seu trabalho. Uma montanha porque descobriram, ao esgravatar na verdade, que muitos filósofos clássicos, socráticos e pré-socráticos, falavam da verdade como equiparável à ideia de montanha. Ou seja, “algo a alcançar, algo a escalar, algo que está num ponto elevado e a que se deve aspirar”, dicionariza Àlex Serrano, director artístico da companhia que, esta sexta-feira e sábado, apresenta no Centro Cultural de Belém, Lisboa, um espectáculo intitulado – pasme-se – The Mountain.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.