Suspeito do rapto de Maddie acusado de vários crimes sexuais em Portugal
O alemão é acusado de três crimes de violação e dois crimes de abuso sexual de crianças. Os crimes foram cometidos entre 2000 e 2017 e nenhum está relacionado com o desaparecimento de Maddie McCann.
O alemão Christian B., suspeito do desaparecimento da criança britânica Maddie McCann e de outros menores, está a ser acusado na Alemanha por vários crimes sexuais cometidos em Portugal.
Os alegados crimes foram cometidos entre Dezembro de 2000 e Junho de 2017 e nenhum está relacionado com o desaparecimento de Madeleine McCann.
A Procuradoria de Braunschweig disse, em comunicado, que Christian B. é acusado de três crimes de violação e dois crimes de abuso sexual de crianças. As acusações incluem espancar e violar três mulheres com 80, 14 e 20 anos e expor-se sexualmente a duas crianças de dez e 11 anos numa praia e parque infantil em Portugal, respectivamente.
O suspeito está detido em Kiel, no Norte da Alemanha, por abuso sexual de menores e tráfico de droga. Em 2007, morava a escassos quilómetros do aldeamento turístico da Praia da Luz, no Algarve, onde Maddie McCann desapareceu.
O homem de 45 anos negou o envolvimento no caso Maddie, mas, para a polícia alemã, Christian B. é o principal suspeito do homicídio da criança, que estava de férias com os pais e os outros dois irmãos gémeos em Portugal no momento do desaparecimento. Em 2020, os investigadores alemães descobriram roupas de criança numa caravana que pertencia ao suspeito e disseram estar na posse de discos que continham milhares de imagens de conteúdo pedófilo.
No âmbito do processo em que está a cumprir sete anos de pena na Alemanha por outros crimes, o suspeito pediu para sair em liberdade condicional, mas o pedido tem sido rejeitado por influência da Procuradoria de Braunschweig, que acredita que Christian B. é a chave para o desaparecimento de Maddie e de outros menores na Alemanha.
“Os meus colegas estão a trabalhar nestes outros casos para se fechar este segmento [da investigação] num futuro próximo. Quando estiver concluído, lidaremos exclusivamente com o caso Maddie”, declarou à AFP Hans Christian Wolters, porta-voz da Procuradoria de Brunswic sobre as investigações em curso.
A investigação sobre o desaparecimento da criança britânica continua, mas ainda não existe qualquer acusação formal de homicídio contra Christian B.