Conheça a equipa: Renata Monteiro e Uma Caravana Humanitária pela Ucrânia. Jornalismo ou activismo?

O que acontece por detrás das reportagens que lê, como é pensado um jornal, e quem são as pessoas que todos os dias lhe fazem chegar o mundo às mãos – nesta série de vídeos, damos-lhe um passe de acesso privilegiado aos bastidores do PÚBLICO. No segundo episódio, conversamos com Renata Monteiro sobre jornalismo, activismo e como, enquanto pessoas e profissionais, devemos agir para melhorar o mundo que nos rodeia.

Renata Monteiro é editora do P3 Entrevista: Joana Bettencourt. Produção: Elizabeth Vieira. Imagem e edição: Ana Zayara Coelho

Renata Monteiro tem 26 anos e nunca pensou ser jornalista. Hoje é editora do P3, a secção do PÚBLICO dedicada aos jovens - que tem no Megafone um “espaço aberto, sem paternalismos, sem condescendência ou julgamento”, onde qualquer pessoa pode publicar um artigo de opinião da sua autoria. A diversidade de temas demarca este espaço, cujo objectivo é dar a conhecer novas perspectivas e “sair da bolha”.

Em Março de 2022, Renata acompanhou uma caravana humanitária que seguiu até à fronteira da Polónia com a Ucrânia, para levar mantimentos e trazer refugiados. “Portugal era o ponto da Europa mais distante do sítio onde estavam.”

Durante seis dias percorreram 6500 quilómetros. Fazer uma reportagem numa carrinha onde estavam nove pessoas foi duro: “Escrevemos muito apertadinhos, mas tivemos um grande contacto e proximidade com pessoas que estavam a escapar a um cenário que nunca imaginaram viver.” É neste momento que Renata põe em confronto os seus lados de voluntária, activista e jornalista.


Texto editado por João Mestre

Sugerir correcção
Ler 4 comentários