NASA diz que a missão DART alterou a trajectória do asteróide

Esta foi a primeira vez que o Homem conseguiu alterar o movimento de um corpo celeste, anunciou o chefe da NASA esta terça-feira.

Foto
"Este é um momento decisivo", considera o chefe da NASA EPA/NASA/JOHNS HOPKINS APL/HANDOUT

A nave espacial que a NASA levou a que colidisse deliberadamente com um asteróide no mês passado conseguiu empurrar a pequena lua rochosa para fora da sua órbita natural. Esta foi a primeira vez que o Homem conseguiu alterar o movimento de um corpo celeste, anunciou o chefe da NASA esta terça-feira.

“Este é um momento decisivo para a defesa do planeta e um momento decisivo para a humanidade”, disse Bill Nelson aos repórteres.

Os resultados das observações telescópicas revelados numa conferência de imprensa da NASA mostram que o voo de teste da nave espacial DART, a 26 de Setembro, atingiu o seu objectivo principal: mudar a direcção de um asteróide através de pura força cinética.

O alvo celestial do voo DART era um asteróide em forma de ovo chamado Dimorphos, aproximadamente do tamanho de um estádio de futebol, que orbitava um outro asteróide cerca de cinco vezes maior, chamado Didymos.