Euro 2024: Portugal escapa a viagens difíceis, mas vai ter viagens longas
Bósnia, Islândia, Luxemburgo, Eslováquia e Liechtenstein são os adversários da selecção portuguesa na qualificação para o Euro 2024.
Portugal não se pode queixar da sorte no sorteio realizado neste domingo em Frankfurt que ditou os grupos de qualificação para o Euro 2024, que se vai realizar na Alemanha entre 14 de Junho e 14 de Julho. Apesar de ser cabeça-de-série, a selecção portuguesa podia ainda apanhar selecções como a França ou a Inglaterra, mas escapou a estes adversários teoricamente mais fortes.
Em vez de viagens difíceis, Portugal terá de fazer algumas viagens longas, para defrontar selecções como a Bósnia e a Islândia, teoricamente os adversários mais complicados do Grupo J. Eslováquia também estará na luta por um dos dois lugares de apuramento directo para o Euro, enquanto Luxemburgo e Liechtenstein terão vida bem complicada para chegarem pela primeira vez a uma fase final de um Europeu.
Logo após o sorteio, Fernando Santos assumiu que Portugal é o grande favorito do agrupamento, mas não se alongou muito sobre os adversários de uma qualificação que só irá começar após a realização do Mundial: “Este é um sorteio atípico. Normalmente estaríamos a discutir a questão do Europeu e dos jogos, mas temos o Mundial e esse tem de ser o nosso foco. Portugal é favorito, mas o mais importante é o Campeonato do Mundo. O resultado deste sorteio, vou pô-lo dentro da mala e esquecê-lo até Janeiro, mas claramente Portugal é favorito a qualificar-se e é esse o objectivo.”
A mesma linha de pensamento segue o avançado Edin Dzeko, a grande estrela da Bósnia, talvez o obstáculo mais sério que Portugal terá pela frente esta fase. “O grupo é bastante equilibrado e haverá várias equipas que vão lutar pelo segundo lugar, porque podemos dizer que Portugal é um grande favorito para a primeira posição”, afirmou o avançado do Inter Milão, ao site oficial da federação bósnia.
A corrida ao Euro 2024 arrancará em Março de 2023 e terminará em Novembro do mesmo ano, estando os play-offs agendados para Março de 2024.
Grupo A
Espanha
Escócia
Noruega
Geórgia
Chipre
Grupo B
Países Baixos
França
República da Irlanda
Grécia
Gibraltar
Grupo C
Itália
Inglaterra
Ucrânia
Macedónia do Norte
Malta
Grupo D
Croácia
Gales
Arménia
Turquia
Letónia
Grupo E
Polónia
República Checa
Albânia
Ilhas Faroé
Moldova
Grupo F
Bélgica
Áustria
Suécia
Azerbaijão
Estónia
Grupo G
Hungria
Sérvia
Montenegro
Bulgária
Lituânia
Grupo H
Dinamarca
Finlândia
Eslovénia
Cazaquistão
Irlanda do Norte
San Marino
Grupo I
Suíça
Israel
Roménia
Kosovo
Bielorússia
Andorra
Grupo J
Portugal
Bósnia
Islândia
Luxemburgo
Eslováquia
Liechtenstein