A música eterna, sem fim, dos Bitchin Bajas
O trio de Chicago tem criado desde 2010 música que parte dos pioneiros da electrónica e da kosmische para criar um antídoto poderoso à demencial velocidade da vida contemporânea. Bajascillators, tão conciso quanto recheado de ideias, pede que mergulhemos demoradamente nele.
Entre as muitas coisas surpreendentes que nos oferece o festival Tremor, em Ponta Delgada, uma destacou-se na edição deste ano, em Abril. Na nave de um antigo convento apresentou-se uma denominada Orquestra Modular Açoreana. Vários sintetizadores modulares dispostos ao centro, bancos e colchões espalhados por todo o espaço, o público que chegava, que se instalava, que absorvia os sons que as máquinas e as mãos e a inspiração humana iam criando. Um ambiente meditativo, uma longa viagem interior ao sabor daquela kosmische minimal, transe prolongado hora após hora até cumprir as doze previstas para o concerto/performance/maratona sonora.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.