Ainda não estão disponíveis para todos os países nem em todas as línguas, mas fazem parte das alterações mais recentes no poderoso motor de busca para acomodar a procura crescente por opções mais sustentáveis em viagem: pesquisar no Google por viagens de comboio, voos com menos emissões ou alojamento mais ecológico vai passar a ser mais fácil.
Para já, a única funcionalidade que se encontra disponível na versão portuguesa da ferramenta Travel é o novo filtro que permite restringir a pesquisa de unidades hoteleiras àquelas que apresentam “Certificação Eco”. O carimbo, lançado em 2021, já surgia junto dos hotéis com certificação, mas agora é possível utilizá-lo como filtro para limitar a pesquisa a alojamentos mais ecológicos.
Para “melhorar a exactidão destes resultados” a empresa está “agora a trabalhar directamente com organizações” como o norte-americano Green Building Council (responsável pela certificação ecológica de edifícios nos Estados Unidos) e o Global Sustainable Tourism Council (responsável pela gestão das normas globais para o turismo sustentável e pela acreditação das empresas que certificam este segmento do sector) “para começar a importar as suas bases de dados de hotéis certificados”, adianta a Google em comunicado.
De referir que, actualmente, a introdução desta informação é da responsabilidade das próprias unidades de alojamento, sendo que a Google assume não fazer a verificação da mesma para cada hotel.
Também no Travel, mas na secção dedicada a oferta de voos (Google Flights), vai passar a existir um filtro que permite reduzir a pesquisa apenas aos voos “com emissões mais baixas em comparação com a média de viagens semelhantes”.
Esta informação já aparece quando se pesquisam ligações aéreas entre duas cidades em determinada data: para cada opção surge o cálculo de emissões em percentagem face à média, surgindo a verde aquelas que emitirem menos CO2. O filtro, ainda não disponível na versão portuguesa, vai permitir excluir da pesquisa todos os outros voos.
A última novidade surge na pesquisa por viagens de comboio. Para já funciona apenas nas pesquisas em inglês e referentes a viagens num pequeno número de países, incluindo Alemanha, Espanha, Itália e Japão.
Se pesquisar “Madrid to Barcelona Trains”, por exemplo (comboios de Madrid para Barcelona), além dos resultados que habitualmente surgem na primeira página, passa a surgir uma nova secção, com um quadro onde estão listadas todas as opções entre as duas cidades para determinado dia, com horários, duração da viagem e preço, além de um link directo para a companhia ferroviária ou empresa de venda de bilhetes (no exemplo, a Renfe) para facilitar a reserva da viagem.
Esta ferramenta irá expandir-se para mais localizações à medida que a Google estabelece parcerias com as empresas ferroviárias e de reserva de bilhetes. “Também planeamos começar a testar uma funcionalidade semelhante para bilhetes de autocarro num futuro próximo”, adianta ainda o comunicado.
“De acordo com estudos recentes, as pessoas querem fazer escolhas sustentáveis quando viajam, mas muitas vezes não dispõem da informação necessária para o fazer”, aponta a Google. As novas funcionalidades têm como objectivo “ajudar a resolver este problema”.