Depois de ter marcado presença em Oeiras, o Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) está de regresso ao Alentejo para celebrar a 25.ª edição. Ao longo de nove dias, o evento sobrevoa os céus de oito vilas e cidades da região: Nisa (4 e 5 de Novembro), Alter do Chão (6), Monforte (7), Vila Viçosa e Borba (8), Fronteira (9), Montargil (11), Ponte de Sor (12), e Fundação Abreu Callado, em Benavila, concelho de Avis (13).
A programação do festival inclui “15 sessões de voos livres com 35 balões de ar quente de diversas nacionalidades”, entre Portugal, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo e Holanda. Para subir ao cesto de um dos balões coloridos há que adquirir uma “pulseira solidária”, “brevemente” disponível para compra no site da Publibalão, a “empresa pioneira do balonismo em Portugal” que organiza o evento. O preço da pulseira ainda não foi divulgado, mas o valor reverterá a favor dos “bombeiros voluntários de cada localidade aderente ao evento”.
Ao longo da semana, não vão faltar também os já tradicionais espectáculos nocturnos que aliam “luz, cor e som” enquanto as chamas dos queimadores dos balões de ar quente vão sendo libertadas ao ritmo da música. Os Night Glow são “gratuitos e abertos ao público” e existe a possibilidade de “os participantes subirem a bordo de um balão de ar quente para assistir” ao espectáculo, considerado “o ponto alto do evento”, anuncia a organização em comunicado.
A realização dos voos livres e dos espectáculos está “condicionada pela meteorologia do dia”, relembra ainda a nota de imprensa, sublinhando que se mantém “obrigatório o uso de máscara”, assim como o cumprimento das “regras de etiqueta respiratória, conforme as normas da DGS”.
Para celebrar os 25 anos, esta edição conta com mais dias, voos e espectáculos de Night Glow, “permitindo assim a que um maior número de pessoas venha assistir ao festival e possa efectuar um voo livre em balão de ar quente”, refere Aníbal Soares, director e fundador do evento e director-executivo da Publibalão. De acordo com o comunicado, Aníbal Soares celebra neste 2022 30 anos como piloto de balões de ar quente, tendo sido o primeiro a operar em Portugal.
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente volta a ser organizado em cooperação com o Alentejo Sem Fronteiras – Clube de Balonismo, “a primeira e única escola do país para pilotos de balões de ar quente”, fundada em 2012 e sediada em Fronteira.