Ucrânia poderá juntar-se a Portugal e Espanha na organização do Mundial 2030
Alteração da proposta ibérica deverá ser anunciada na quarta-feira, em Nyon.
A informação está a ser avançada pelo jornal britânico The Times: a Ucrânia poderá vir a juntar-se a Portugal e Espanha na candidatura à organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2030. A proposta terá sido validada pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e acolhida com agrado pelas duas nações ibéricas.
Para quarta-feira, às 14h, está agendada uma conferência de imprensa conjunta, promovida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), na sede da UEFA, em Nyon. O tema do encontro não foi divulgado, mas tudo indica que poderá passar mesmo pela inclusão da Ucrânia na candidatura.
De acordo com o jornal britânico, a intenção passa por, dentro de oito anos, realizar alguns jogos da fase de grupos do torneio numa Ucrânia já em recuperação da guerra com a Rússia, que tem destruído grande parte das infra-estruturas ao longo dos últimos meses.
Ainda neste ano, a candidatura ibérica viu aumentar fortemente as possibilidades de ser bem-sucedida na intenção de organizar o Mundial de 2030, depois de uma das propostas concorrentes com maior crédito, a britânica, ter sido retirada - entenderam as federações de Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte, República da Irlanda e Escócia que deverão, antes, concentrar esforços no Euro 2028.