“Isto é património de todos.” O Arquivo do Parlamento também faz 200 anos
Tal como a Constituição de 1822 celebrou esta sexta-feira o seu bicentenário, também o Arquivo Histórico Parlamentar, onde o primeiro texto constitucional se encontra, tem já dois séculos. Foi com o início dos trabalhos das Cortes Constituintes, em 1821, que se criou o primeiro arquivo parlamentar do país.
É sobretudo conhecido por albergar o hemiciclo onde os deputados se reúnem todas as semanas, mas debaixo do solo do Palácio de São Bento esconde-se um sem fim de corredores com toda a produção legislativa do país desde a Monarquia Constitucional. Esta semana, dezenas de documentos saíram das caixas para serem exibidos na exposição A primeira Constituição de Portugal — 1822, que inaugurou esta quinta-feira na Assembleia da República. Entre eles, a Constituição que deu o nome à mostra, juntamente com a documentação relativa à preparação e à aprovação do texto que faz esta sexta-feira 200 anos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.