Uma antiga (e desconhecida) lua de Saturno ajuda a explicar a juventude dos anéis
Num novo trabalho, sugere-se que há 160 milhões de anos uma lua de Saturno de seu nome Crisálida se tornou instável e se aproximou demasiado do planeta, o que acabou por destruí-la. A Crisálida pode ajudar a explicar dois mistérios: a inclinação de Saturno e a juventude dos seus anéis.
Tem, por certo, a imagem de Saturno na cabeça. Sabe a razão para este planeta ter a inclinação que está a ver ou a imaginar? E porque tem uns anéis bem mais jovens que ele? Um novo estudo publicado na revista científica Science sugere que a existência de uma antiga lua deste planeta contribuiu para que a inclinação de Saturno seja maior do que se conseguia explicar até agora. Mais: a destruição dessa lua ajuda a esclarecer porque os anéis do planeta são mais jovens do que se julgava. No fundo, este trabalho permite que peças se encaixem melhor no puzzle sobre mistérios saturnianos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.