Suspendendo a liberdade de circulação de Schengen, meio ano de cada vez…
Vários Estados-membros da UE instituíram controlos quase permanentes nas fronteiras internas, contornando o Acordo de Schengen sobre a livre circulação. Em Abril, o Tribunal de Justiça da UE declarou ilegal a utilização persistente de tais controlos de curto prazo. Os mesmos países estão também a tentar afrouxar as regras de Schengen nas negociações em curso em Bruxelas. A que custo para os cidadãos da UE?
Um dia, em 2019, um homem foi detido na pequena cidade austríaca de Spielfeld, enquanto conduzia a partir da Eslovénia. Foi-lhe pedido pela polícia austríaca que apresentasse o seu bilhete de identidade ou passaporte, mas recusou, porque, diz, aquele era um controlo fronteiriço e não um controlo de identidade de rotina. Foi multado em 36 euros.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.