Incêndios: Comissão das Lições Aprendidas reúne-se pela primeira vez na quarta-feira
Comissões vão fazer a análise das causas e circunstâncias dos grandes incêndios deste Verão e deverão ter conclusões em Outubro.
A Comissão das Lições Aprendidas, que funciona sob a égide da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, vai reunir-se pela primeira vez na próxima quarta-feira, anunciou hoje em Sacavém o ministro da Administração Interna. “A primeira reunião deste painel de peritos realiza-se já na próxima quarta-feira, dia 21 de Setembro, e estou muito confiante no trabalho independente e rigoroso que irá produzir, enquanto instrumento de política pública para o futuro”, revelou o governante durante a cerimónia comemorativa do 125.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Sacavém.
Defendendo que o tema dos incêndios “não pode sair da agenda - da agenda política, da agenda académica, da agenda mediática - agora que começaram as primeiras chuvas”, o ministro sustenta a convicção de que “não só porque o calor pode regressar, mas sobretudo porque os especialistas nacionais e internacionais não podem ser mais claros nos alertas que têm feito”.
“E também a realidade nos tem vindo a demonstrar quão complexos são os desafios com que estamos confrontados”, acrescentou, alertando que “são desafios de tal modo exigentes e globais que são hoje uma prioridade da Comissão Europeia, vincada no discurso da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União, na passada quarta-feira”.
Como o PÚBLICO noticiou em Agosto, a Comissão Nacional para a Gestão Integrada de Fogos Rurais vai investigar os grandes incêndios deste ano em Portugal e deverá ter conclusões em Outubro. Paralelamente, a Comissão de Lições Aprendidas vai aplicar a metodologia da NATO para analisar os dados dos grandes incêndios.
A Comissão das Lições Aprendidas é presidida por António Salgueiro, que integrou a equipa que investigou os incêndios de 2017, sob tutela da Assembleia da República. Esta subcomissão tem como responsável operacional o major Nelson Ferreira. Ligado a este processo está outro perito que participou no relatório sobre os incêndios de 2017, Paulo Mateus, que é membro da comissão directiva da AGIF.
A comissão responsável pela investigação dos grandes incêndios junta representantes da Liga de Bombeiros Portugueses, GNR, Polícia Judiciária, Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) e Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).