Roger Waters, fundador dos Pink Floyd, actua em Lisboa em 2023

A digressão This Is Not a Drill leva o músico britânico à Altice Arena a 17 de Março. Primeira paragem de uma tournée europeia que passará por Itália ou pela República Checa. É a segunda vez que Waters escolhe começar por Lisboa.

Foto
Roger Waters num concerto em Lisboa, em 2018 Nuno Ferreira Santos

O músico britânico Roger Waters vai actuar a 17 de Março de 2023 na Altice Arena, em Lisboa, no âmbito da digressão This Is Not a Drill, anunciou esta sexta-feira a promotora Ritmos & Blues.

Roger Waters, um dos fundadores dos Pink Floyd, abrirá a etapa europeia da digressão mundial em Lisboa, seguindo depois para Espanha, Itália, Polónia, Suíça e República Checa.

Segundo a promotora, os bilhetes serão colocados à venda a partir de segunda-feira, dia 19, com os preços a variarem entre os 45 e os 90 euros, embora haja hipótese de pré-compra no fim-de-semana, apenas nas lojas FNAC e com custos acrescidos.

This Is Not a Drill é apresentada como “a primeira digressão de despedida” de Roger Waters, 79 anos, e deveria ter acontecido em 2020, não fosse o mundo ter lidado com a pandemia de um novo coronavírus. O músico só pôs o novo espectáculo na estrada em Julho passado, com uma extensa viagem pela América do Norte, que só deverá terminar em Outubro, no México.

Em nota de imprensa, o músico explica que a digressão This Is Not A Drill é “uma inovadora e cinematográfica extravagância de rock and roll”, com “dezenas de grandes canções da era dourada dos Pink Floyd e também algumas novas”.

Sem nunca esquecer as suas convicções políticas, Roger Waters acrescenta: a digressão é “uma incrível indirecta à distopia corporativa na qual todos lutamos para sobreviver, e um apelo ao amor, protecção e partilha do nosso precioso e tão precário planeta Terra”.

Roger Waters escolheu Lisboa para iniciar a digressão europeia, tal como aconteceu em 2011, quando apresentou, em duas noites na Altice Arena, num elaborado espectáculo visual, o álbum The Wall, que os Pink Floyd editaram em 1979.