Ataques informáticos atingem Sporting e FC Porto

Clubes dizem que estão a ser realizados esforços para repor normalidade.

Foto
Site do clube está indisponível LUSA/Mario Cruz

O sites oficiais de Sporting e FC Porto estão a ser, na manhã desta quinta-feira, alvo de ataques informáticos.

No caso dos “leões”, a informação foi confirmada por escrito ao PÚBLICO pelo clube, que diz estar a realizar esforços para repor a normalidade. Nos casos mais graves, este tipo de ataques informáticos pode resultar na exfiltração de dados sensíveis presentes em bases de dados da entidade afectada. Estas informações sigilosas são depois usadas pelos hackers como forma de pressionar vítima do ataque a desembolsar um resgate avultado. No caso concreto do Sporting, ainda não é conhecida a extensão de uma potencial intrusão dos piratas informáticos.

Quanto aos “dragões”, fonte do clube adiantou à agência Lusa que os atacantes “não entraram na estrutura” do site do FC Porto. Ao contrário do que acontece no caso do Sporting, a página dos portistas continua acessível.

No comunicado publicado esta manhã nas redes sociais sobre o incidente, o Sporting explicam aos adeptos em que consiste este tipo de ataque informático, explicando que o principal objectivo dos hackers se prende com a interrupção do normal funcionamento do site.

“Este tipo de ataque distribuído de negação de serviço [conhecido como DDos, de distributed denial-of-service] consiste no envio de pedidos excessivos provenientes de vários computadores também eles comprometidos, causando sobrecarga nos servidores alvo. Esta ‘inundação’ de pedidos maliciosos tem como objectivo interromper o normal funcionamento do site causando constrangimentos no acesso, podendo inclusive levar à indisponibilidade total do serviço”, esclarece o clube. Com Lusa

Sugerir correcção
Ler 2 comentários