Proposta da Comissão de taxar lucros excessivos aceite pelos eurodeputados portugueses
Da esquerda à direita, os eurodeputados portugueses aceitam a tributação dos lucros extraordinários do sector energético anunciada pela Comissão Europeia. No entanto, os eurodeputados do PSD e CDS pedem garantias de que a receita a mais reverta para as pessoas.
São finalmente conhecidas as respostas da Comissão Europeia ao agravamento da inflação e à subida dos preços da energia. Para os eurodeputados portugueses, o pacote de medidas anunciado esta quarta-feira por Ursula von der Leyen no Parlamento Europeu traz avanços como a tributação sobre os lucros excessivos das petrolíferas — proposta que reuniu o consenso dos parlamentares europeus —, mas continua a ficar aquém das necessidades. E, para alguns, ainda agrava a crise.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.