Festival DocLisboa vai ser dedicado a Jean-Luc Godard

Organização homenageia, assim, o cineasta franco-suíço que morreu esta terça-feira. DocLisboa celebra este ano a sua 20.ª edição.

Foto
Jean-Luc Godard em 2010, na Suíça EPA/GAETAN BALLY

O Festival Internacional de Cinema DocLisboa, marcado para Outubro, será dedicado a Jean-Luc Godard, “cineasta livre e instigante, comprometido e atento”, que morreu esta terça-feira aos 91 anos, revelou a direcção do festival, que vai já na 20.ª edição.

“Devemos-lhe o programa que apresentamos e celebramos a sua vida em cada projecção”, continuou a direcção do festival, que apresentou hoje a programação completa.

A propósito de Jean-Luc Godard, parte fundamental da Nova Vaga francesa, o movimento que revolucionou o cinema a partir dos anos 1950, o DocLisboa conta exibir o documentário Godard Cinema, de Cyril Leuthy, na secção Heart Beat.

O DocLisboa decorrerá de 6 a 16 de Outubro em várias salas da capital, abrindo com o filme Terminal Norte, da realizadora argentina Lucrecia Martel, e com uma actuação da cantora Lula Pena, intitulada Telegrama e descrita como “um pequeno acto-filme interespécies, projectado e musicado em tempo real”.

Este ano, o DocLisboa “volta a promover encontros e diálogos entre as múltiplas vozes que atravessam o festival e apresenta uma programação composta por 281 filmes, com 47 estreias mundiais e 28 estreias internacionais”, lê-se na nota de imprensa.

Dos 44 filmes portugueses presentes na edição deste ano, 12 estão na competição portuguesa.

Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cinema Ideal e Museu do Aljube são os espaços que vão acolher o DocLisboa 2022.