Chuva: aviso amarelo abrange 15 distritos do país. Tempestade Danielle na origem do alerta

Chuva será ocasionalmente acompanhada de rajadas fortes. Ciclone Danielle na origem deste aviso do IPMA.

Foto
Chuva acompanhada de vento forte pode atingir alguns distritos ADRIANO MIRANDA

Quinze distritos de Portugal continental e Açores estão sob aviso amarelo esta terça-feira devido à previsão de chuva por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de rajadas fortes, indicou o IPMA.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Portalegre e Setúbal estão sob aviso amarelo até às 18h de quarta-feira.

O grupo central dos Açores (Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico e Terceira) vai estar sob aviso amarelo devido à chuva entre as 9h e as 21h desta terça-feira e o ocidental (Flores e Corvo) até às 12h também por causa da precipitação.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Na origem da emissão destes avisos estão, segundo o IPMA, “as linhas de instabilidade” associadas ao ciclone Danielle, que vão originar precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada e rajadas fortes de vento, no litoral oeste, evoluindo gradualmente para leste.

Este cenário de precipitação deverá manter-se ao longo da semana, embora com menores quantidades de precipitação acumulada a partir de quarta-feira.

Sugerir correcção
Comentar