Exposição de Joana Vasconcelos em França adiada devido a problemas técnicos

A inauguração da instalação Árvore da Vida, uma estrutura de 13 metros de altura, foi adiada para o próximo ano. A exposição é uma iniciativa da Temporada Cruzada França-Portugal 2022.

Foto
Modelo 3D da instalação Árvore da Vida

A exposição de Joana Vasconcelos que deveria ser inaugurada esta semana na Sainte-Chapelle do Castelo de Vincennes, nos arredores de Paris, foi adiada para a Primavera de 2023 devido a problemas de montagem da instalação.

A exposição no interior da capela, com curadoria de Jean-François Chougnet, que foi o primeiro director do Museu Colecção Berardo, foi pensada como uma obra site-specific criada em diálogo com arquitectura do monumento gótico, nomeadamente dos seus vitrais.

A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo Centro dos Monumentos Nacionais francês, organismo com que a artista está a trabalhar para desenvolver a instalação Árvore da Vida, uma estrutura de 13 metros de altura em metal revestida com tecido que deveria abrir ao público no dia 14 de Setembro e permanecer em Vincennes até ao início de 2023. Segundo informação anteriormente divulgada pelo atelier da artista, esta Árvore da Vida tem 354 ramos e mais de 110 mil folhas bordadas à mão, muitas delas explorando o ponto canutilho feito com vidrilhos tradicional de Viana do Castelo.

“Devido a problemas técnicos durante a montagem da instalação, o Centro dos Monumentos Nacionais, a Temporada Cruzada França-Portugal 2022 e Joana Vasconcelos são obrigados a adiar a obra Árvore da Vida”, pode ler-se no comunicado enviado às redacções. O atelier de Joana Vasconcelos, contactado pelo PÚBLICO, não se mostrou disponível para esclarecer a natureza dos problemas técnicos.

Esta era uma das principais exposições da rentrée da Temporada Cruzada entre França e Portugal que vai decorrer até Outubro.

A artista portuguesa está presente em França numa exposição da sexta edição do festival Lille3000, que termina em Outubro, tendo levado à estação de comboios de Lille-Flandres uma das suas obras da série Valquírias, entre outras peças.

A Temporada Portugal-França, uma iniciativa que visa aprofundar o relacionamento cultural entre os dois países, começou em Fevereiro e deveria decorrer até Outubro de 2022. O adiamento agora anunciado vai prolongá-la.