Tempestade vai atingir Portugal entre domingo e segunda-feira
O furacão vai perder características e passar a outra categoria. Na última movimentação — desde sempre incerta — acabou por colocar Portugal na trajectória. A Danielle vai trazer chuva, vento forte e ondulação.
O primeiro furacão do ano no Atlântico Norte, cuja trajectória nunca foi certa, voltou a mover-se de forma inesperada e colocou Portugal na sua rota. Mas quando atingir o país já terá mudado de classificação.
De acordo com o último acompanhamento feito pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a nova “trajectória prevista pelos modelos numéricos” continua a apresentar uma “grande incerteza”. No entanto, tudo aponta para que a tempestade Danielle se aproxime da Península Ibérica no início da próxima semana.
Aquele que era, inicialmente, considerado um furacão (com ventos na ordem dos 130 quilómetros por hora), passará a ser classificado como tempestade extra-tropical (com ventos a atingir os 40/50 quilómetros por hora), a partir desta quinta-feira. Isto porque “vai perder, pouco a pouco, as suas características tropicais, tornando-se uma depressão mais típica das latitudes médias nesta época do ano”, esclarece o IPMA.
De acordo com o instituto, a Danielle “encontra-se a afectar a parte noroeste da zona marítima de responsabilidade nacional” e está a provocar uma “área de mar tempestuoso”. Prova disso será o estado do mar a partir da tarde de sexta-feira, 9 de Setembro, com ondulação que pode chegar até aos dois metros (ou aos quatro metros, na segunda-feira).
A ondulação associada à depressão Danielle, “alimentada por uma massa de ar quente e muito húmido”, vai trazer chuva moderada e persistente em todo o país e espera-se ainda vento moderado a forte em toda a faixa costeira e nas terras altas, acrescenta o IPMA.
A tempestade atingirá totalmente o país no domingo ou segunda-feira. Mas até sábado já é possível contar com alguns períodos de chuva fraca (particularmente no Centro e Norte do país), nebulosidade, vento fraco a moderado e uma subida ligeira da temperatura – em particular no sábado, onde a temperatura pode chegar aos 36ºC no distrito de Évora. No domingo, o cenário manter-se-á inalterado, excepto no que toca às temperaturas máximas, que vão registar uma pequena descida.
Nos últimos dias, o percurso do ainda furacão Danielle passou pelo golfo da Biscaia (entre a costa Norte de Espanha e a Sudoeste de França), depois de ter mudado a sua trajectória. Mais tarde, acabou por afectar a Galiza e o norte da Península Ibérica.
Na última movimentação, o fenómeno natural colocou Portugal inteiramente na sua rota de passagem. As imagens da rota do furacão foram partilhadas nas redes sociais por entidades como a AEMET, Agência Estatal de Meteorologia espanhola.