Um chimpanzé fugiu do zoo de Kharkiv — e voltou na bicicleta da tratadora
Chichi e a tratadora abraçaram-se e o animal subiu para a bicicleta de volta ao zoo de Kharkiv. As imagens do incidente trouxeram um raro momento de alegria a uma cidade sob bombardeamentos diários de forças russas.
- Em directo. Siga os últimos desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia
- Guia visual: mapas, vídeos e imagens que explicam a guerra
- Especial: Guerra na Ucrânia
Um chimpanzé-fêmea que fugiu de um zoo ucraniano foi seguida pelos tratadores, que a persuadiram a voltar — com um abraço e um passeio de bicicleta.
Chichi escapou do jardim zoológico Feldman Ecopark, em Kharkiv, na segunda-feira, 5 de Setembro. Os tratadores não a perderam de vista, enquanto o chimpanzé-fêmea andou calmamente pelas ruas da cidade durante algumas horas, até que começou a chover.
O vídeo que mostra a tratadora sentada na praça ao lado de Chichi, no que parece ser uma conversa entre dois conhecidos, foi amplamente partilhado nas redes sociais. Nas imagens da fotógrafa Kira Kuznetsova, vê-se depois a tratadora a tirar um casaco amarelo que trazia e a dá-lo a Chichi, que o veste com a sua ajuda. Depois, dão um abraço e a chimpanzé volta ao zoo sentada numa bicicleta. De acordo com a Suspilne, a emissora pública da Ucrânia, os funcionários do jardim zoológico disseram que o animal regressou em segurança ao seu recinto.
O vídeo contrasta com as imagens violentas dos últimos meses na segunda maior cidade ucraniana, bombardeada diariamente pelas forças russas. Centenas de civis morreram ou ficaram feridos desde o início da guerra.
No zoo de Kharkiv, de onde alguns animais chegaram a ser evacuados, é usado o som de cascatas para camuflar o barulho das bombas e ajudar os animais a relaxar. Seis pessoas que se voluntariaram para ajudar a evacuar os animais foram mortas, de acordo com o dono do zoo, Oleksandr Feldman, citado pelo The Guardian. Mais de 100 animais morreram antes de conseguirem ser evacuados.