Entre design gráfico e a arte, Dayana Lucas desenha encontros inesperados
Lançada recentemente, a editora de livros ORINOCO é o mais recente projecto de Dayana Lucas, artista que faz do desenho e da colaboração elementos de um trabalho que não cessa de se expandir. Ocasião para um retrato onde cabem o objecto-livro, o design gráfico e as possibilidades de expressão que a linguagem artística oferece.
Tente-se descrever Dayana Lucas (1987, Caracas): artista, designer gráfica e responsável pela ORINOCO (www.o-r-i-n-o-c-o.com), editora de livros de artista. Fixemos, por ora, a nossa atenção nesta última actividade, antes de traçarmos um perfil mais completo. Os primeiros quatros livros têm, cada um, assinaturas diferentes: Mónica Baptista, Jon Von Càlat, Sara Bichão e da própria. Quando dizemos que são diferentes, isso não significa a mera constatação de um facto genérico. São objectos irredutíveis a quaisquer outros, partes de universo específicos que, contudo, permitem descobrir a sensibilidade e o gosto de quem os reuniu sob o nome ORINOCO.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.