Reacções à morte de Chalana: um “génio” e uma “pessoa extraordinária” que parte
Presidente da República recorda contributo de Fernando Chalana para o “prestígio internacional do futebol português”. Antigos companheiros do Benfica destacam qualidades humanas do jogador, que morreu hoje aos 63 anos.
O universo do futebol (e não só) reage à morte de Fernando Chalana, antiga glória do Benfica e da selecção nacional. O sentimento geral é de consternação.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
“O Presidente da República recorda Fernando Chalana, que tanto contribuiu para o prestígio internacional do futebol português, apresentado os seus sinceros pêsames à família e àquelas entidades desportivas, que serviu, com dedicação e entusiasmo, durante tantos anos”, lê-se numa nota no site oficial da Presidência da República.
Rui Costa, presidente do Benfica
“É um dia muito triste para toda a nação benfiquista, diria até para todos os amantes do futebol. É ver partir um dos maiores génios do futebol nacional e dos maiores símbolos do clube, que terá, com toda a certeza, um lugar na história do clube para todo o sempre, por tudo aquilo que ele fez e tudo aquilo que foi”, afirmou à BTV.
Toni, antigo jogador e treinador do Benfica
“Hoje perdemos uma das figuras marcantes da história do futebol do Benfica. Ele foi um dos jogadores mais talentosos que vestiram o manto sagrado, é um dia de profunda tristeza. É um bocado de mim que parte, tinha uma diferença de 12 anos do Chalana, mas ainda partilhei o balneário com ele e fomentámos uma bonita amizade”, disse à BTV.
Simão Sabrosa, director do Benfica
“É um dia triste. Guardaremos para sempre as melhores memórias de Chalana. Os mais novos que não o viram jogar que procurem vídeos para verem”, reagiu em declarações à BTV.
Shéu, antigo jogador do Benfica
“Como jogador, foi um dos maiores do futebol português, era um jogador de qualidade mundial, reservávamo-lo para as situações difíceis, de um momento para o outro ele resolvia. Não há palavras para caracterizar o Chalana, é um momento muito triste para todos nós”, afirmou à SportTV.
Álvaro Magalhães, antigo jogador do Benfica
“Partiu o meu irmão, grande companheiro, considerava-o como um irmão. Uma pessoa extraordinária, como jogador era um génio. Costumo dizer que os melhores jogadores portugueses foram o Eusébio, que já nos deixou, o Chalana, que parte hoje, e o nosso Ronaldo. O Chalana era um génio e como pessoa não há palavras, sempre disponível para ajudar. É o meu ‘Chalanix’, vai ficar sempre na memória de todos os portugueses e amantes do futebol”, disse à CNN Portugal.
Humberto Coelho, vice-presidente da FPF
“O Chalana foi uma pessoa extraordinária, um jogador fantástico, com uma alegria de jogar fora do comum. Para ele, o futebol era tudo. (...) Há que lembrar com saudade o que ele fazia, a técnica, a habilidade, a entrega, o entusiasmo que ele tinha, além da amizade e do companheirismo. É uma saudade muito grande e uma tristeza, porque eu gostava muito dele”, disse à Sport TV.
Bernardo Silva, jogador do Manchester City
“Quando tinha 16 anos, numa fase difícil, fez-me acreditar quando nem eu acreditava. Nos estágios, batia à porta do meu quarto para me dizer que eu ia ser um grande jogador e ia ter muito sucesso. Considero que foi um dos grandes culpados do meu sucesso”, escreveu no Instagram.
Nuno Gomes, antigo jogador do Benfica
“Um herói, um génio, um ídolo de todos os benfiquistas e de todos os amantes do futebol! Um treinador, um amigo! Um ser humano gigante dentro e fora do campo! Que privilégio ter conhecido de perto o pequeno Genial! Descansa em paz amigo Chalana! Um abraço e os meus sentimentos à família”, escreveu, no Facebook.
Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura
“Soube dessa notícia com grande tristeza e grande nostalgia. Sou dos muitos portugueses que teve a sorte de ver o Chalana jogar. Há jogadores de futebol e há génios, o Chalana era um génio que se destacava”, afirmou, citado pela agência Lusa.
Pedro Proença, presidente da LPFP
“O futebol português fica mais pobre, mas ficarão as memórias e as fintas de Fernando Chalana, que nunca serão esquecidas”, referiu no Facebook.