Morreu Lamont Dozier, um dos grandes da Motown

Compositor por trás de êxitos de formações como as Supremes, os Four Tops ou os Isley Brothers morreu aos 81 anos. Viveu o auge da sua carreira na década de 1960.

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Eddie Holland, Lamont Dozier (centro) e Brian Holland na cerimónia em que o trio que formavam foi homenageado com uma estrela no Hollywood Walk of Fame, em Los Angeles, em 2015 Reuters/Phil McCarten

Lamont Dozier, compositor e lenda da Motown Records, marco incontornável da indústria discográfica norte-americana, morreu aos 81 anos. A notícia foi dada esta terça-feira por um dos seus seis filhos, Lamont Dozier Jr., na rede social Instagram. Até ao momento não há qualquer informação sobre a causa da morte.

O músico de Detroit, naturalmente o Dozier do trio de composição e produção Holland–Dozier–Holland, que formava com os irmãos Brian e Eddie Holland, teve um papel fundamental na Motown dos anos 1960. Lamont e Brian compunham e produziam as canções, Eddie escrevia as letras e era responsável pelos arranjos vocais.

De acordo com a imprensa anglo-saxónica que hoje faz eco da morte de Lamont Dozier, ao trio de que o músico fez parte deve-se boa parte do som da Motown entre 1962 e 1967, incluindo dez dos 12 temas das Supremes — a histórica banda de soul e R&B composta por Florence Ballard, Mary Wilson e Diana Ross — que chegaram ao n.º 1 do top americano, singles como Stop! In the name of love, Baby love e You keep me hangin’on, canções que boa parte dos leitores desta notícia serão bem capazes de reconhecer e até de trautear quando passam na rádio.

Ronnie Wood, compositor, produtor e multi-instrumentista que é membro dos Rolling Stones desde 1975, prestou homenagem a Dozier na rede social Twitter, garantindo que “a sua música continuará viva”. O mesmo fez Mick Hucknall, da banda inglesa Simply Red, músico que com ele trabalhou na década de 1980, definindo-o como “um dos grandes escritores de canções de todos os tempos.

Um trio de sucesso

Nascido em Detroit, no Michigan, em Junho de 1941, Dozier começou a carreira a trabalhar para pequenas editoras discográficas, sem grande sucesso. A oportunidade decisiva surgiria em 1962, precisamente quando os irmãos Holland entraram para a Motown.

Juntos rapidamente atraíram atenções, produzindo três sucessos para Martha & The Vandellas, escreve o diário britânico The Guardian, referindo-se às canções Come and get these memories, Heatwave e Quicksand. The Four Tops e The Isley Brothers estão também entre as formações que o trio alimentava com as suas criações.

Em 1964 viria o primeiro dos seus dez sucessos para as Supremes — Where did our love go. Seguiram-se quatro anos de êxitos que terminaram numa disputa legal com a Motown e no abandono da discográfica. O trio formaria, então, as suas editoras, a Invictus e a Hot Wax, para as quais Dozier viria a gravar a solo.

A sua colaboração com os irmãos Holland chegou ao fim em 1973, o que levou o músico de Detroit a lançar-se em exclusivo a solo, criando temas que viriam a ser grandes sucessos nas mãos (e na voz) de outras formações, como é o caso de Going back to my roots (1977), interpretado pelos Odyssey a partir de 1981.

Phil Collins, Alison Moyet e os já referidos Simply Red integram a longa lista de artistas com quem trabalhou ao longo de uma carreira bem recheada de êxitos e de prémios.

Dozier e os irmãos Holland são homenageados no Rock and Roll Hall of Fame em 1990. A entrada para este museu que documenta a história do rock, prestando tributo aos artistas, aos produtores e aos engenheiros que contribuíram para a evolução do género, é considerada uma das maiores honras na carreira de um músico que a ele se tenha dedicado.

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