João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata filmam o que Lisboa conta
Documentário que “autopsia”, “reconstrói” e “refaz” Os Verdes Anos, Onde Fica Esta Rua? filma hoje o que ficou da capital que Paulo Rocha filmou em 1963. Em estreia no festival de Locarno.
Ainda não se calaram os ecos da recepção em glória de Fogo-Fátuo na Quinzena dos Realizadores de Cannes e já João Pedro Rodrigues (Lisboa, 1966) estreia um novo filme num festival internacional: Locarno, onde O Ornitólogo lhe valeu o prémio de melhor realização em 2016. Desta vez, é a mais recente “emanação” da sua carreira “paralela” a meias com o companheiro de vida e cúmplice artístico de sempre João Rui Guerra da Mata (Lisboa, 1966) – e Onde Fica Esta Rua? ou Sem Antes nem Depois, que hoje tem estreia mundial (fora de concurso), “quebra a regra” até agora presente nos vários filmes que assinaram a meias, que de algum modo se relacionavam com a Ásia.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.