Está definido todo o caminho do Benfica até à Champions
Caso cheguem ao play-off, os “encarnados” já sabem que podem jogar com o Dínamo de Kiev, a equipa que eliminou o Fenerbahçe, de Jorge Jesus.
Caso ultrapasse o Midtjylland (e o primeiro passo para isso é já nesta terça-feira, pelas 20h), o Benfica vai defrontar o Dínamo de Kiev ou o Sturm Graz no play-off de acesso à Liga dos Campeões.
Este foi o desfecho do sorteio realizado há minutos em Nyon, que definiu já os emparelhamentos para quem seja feliz na terceira pré-eliminatória, cujos jogos começam a ser disputados nesta terça-feira. Este sorteio acabou por trazer, em tese, alguma fortuna aos “encarnados”, já que o par Mónaco e PSV, a outra possibilidade para este emparelhamento, poderia trazer um valor diferente do ucraniano ou austríaco.
Os “encarnados” já sabem também que nesse play-off a 16/17 e 23/24 de Agosto vão jogar primeiro fora e só depois em casa, algo que Roger Schmidt considera ser uma vantagem - disse-o a propósito da eliminatória com o Midtjylland.
Dínamo favorito
O Dínamo de Kiev é, no plano teórico, o favorito na pré-eliminatória, pelo que traça-se um possível novo duelo entre portugueses e ucranianos: na última Champions, na fase de grupos, houve um empate a zero na Ucrânia e um triunfo português por 2-0 na Luz.
O Dínamo, que não jogará no seu país pela invasão russa, foi a formação que eliminou o Fenerbahçe de Jorge Jesus na eliminatória anterior, pelo que o Benfica já tem alguns pontos de referência. E essa eliminatória foi, globalmente, dominada pelos turcos, com o Dínamo a assumir uma postura quase sempre subjugada.
Caso o sucesso sorria ao Sturm Graz, o Benfica terá pela frente uma formação que ainda há dias superou o RB Salzburgo na Liga austríaca, mas que tem pouca história em provas europeias e mesmo internamente não é das equipas mais proeminentes do futebol do país da Europa central.
Sorteio do play-off:
Qarabag/Ferencváros - Sheriff/Plzen
Bodo/Zalgiris - Ludogorets/Dínamo de Zagreb
Maccabi/Limassol - E. Vermelha/Pyunik
Copenhaga - Trabzonspor
Kiev/Sturm Graz - Benfica/Midtjylland
St. Gilloise/Rangers - Mónaco/PSV