Star Trek: Morreu Nichelle Nichols, uma das primeiras mulheres negras no espaço (televisivo)
A actriz teve um papel pioneiro como figura de autoridade negra e protagonizou um dos primeiros beijos inter-raciais da televisão dos EUA. Foi convencida por Martin Luther King a ficar na série e contribuiu para a entrada de várias astronautas na NASA.
Há figuras cujo epitáfio já está escrito pela história anos antes da sua morte: é o caso de Nichelle Nichols, actriz cuja carreira começou como cantora e bailarina e que acabou com papéis sem grande desafio mas que desde 1966 foi a tenente Nyota Uhura de Star Trek — O Caminho das Estrelas, série de televisão e de filmes que pontuou ao longo de décadas o seu currículo. Nichelle Nichols, a protagonista de um dos primeiros beijos inter-raciais na televisão norte-americana e uma das primeiras mulheres negras a irem para o espaço (televisivo), morreu sábado à noite aos 89 anos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.