Projecto prevê estação internacional de investigação no Parque Peneda-Gerês
O projecto da Branda Científica de São Bento do Cando vai apoiar estudos nas áreas do restauro da biodiversidade e ecossistemas, gestão sustentável dos recursos naturais e também sobre os recursos culturais que integram a paisagem do parque natural.
A associação Biopolis e a Câmara de Arcos de Valdevez apresentam esta sexta-feira o projecto da Branda Científica de São Bento do Cando, que prevê a construção de uma estação internacional de investigação no Parque da Peneda-Gerês.
Em comunicado, a associação revela que em “pleno coração” do Parque Nacional da Peneda-Gerês vai ser construída uma estação internacional de investigação para apoiar os trabalhos de cientistas na região.
O projecto da Branda Científica de São Bento do Cando vai apoiar investigações nas áreas do restauro da biodiversidade e ecossistemas na Europa, bem como da gestão sustentável dos recursos naturais, nomeadamente das montanhas, “que são verdadeiras sentinelas das alterações climáticas”. Ao mesmo tempo, o projecto também irá apoiar trabalhos sobre os recursos culturais que integram a paisagem no âmbito da Convenção Europeia da Paisagem.
Na região decorrem já alguns projectos em áreas como a arqueologia e ecologia, que levaram à descrição de novas espécies para a ciência e novos sistemas de monitorização da biodiversidade. “Agora, esses trabalhos irão ter o apoio infra-estrutural que lhe permitirão abraçar novos desafios científicos”, salienta a associação Biopolis.
A Branda Científica de São Bento do Cando vai também acolher cursos de doutoramento e mestrado de curta duração e trabalhos de campo. Além de alojamentos, o projeto prevê ainda um conjunto de laboratórios de suporte, que irão funcionar como espaço de apoio a “workshops” com investigadores.
“Será intervencionado um conjunto de edifícios da Confraria de São Bento do Cando, dando-lhes novos usos e mantendo o apoio sazonal aos peregrinos que acorrem a esta aldeia”, adianta a associação. O projecto conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministério da Coesão Territorial, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e da Função para a Ciência e Tecnologia (FCT).
O projecto da Branda Científica de São Bento do Cando será apresentado esta sexta-feira, numa cerimónia que conta com a assinatura do “Acordo de Cooperação da Branda Científica” com a Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Trás-os-Montes, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Bragança, Universidade de Vigo e Universidade de Santiago de Compostela.