Mais de 60 concelhos de oito distritos em perigo máximo

Portugal continental está em situação de alerta, nível de resposta mais baixo previsto na Lei de Bases da Protecção Civil, desde segunda-feira e até esta quinta-feira.

Foto
Incêndio em Caranguejeira, distrito de Leiria, 13 de Julho de 2022 Adriano Miranda

Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Coimbra, Santarém, Portalegre e Faro apresentam esta quinta-feira perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural, no dia em que mantém Bragança e Guarda sob aviso laranja e Vila Real, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja com aviso amarelo devido ao calor.

Segundo o Instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até segunda-feira.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Portugal continental está em situação de alerta, nível de resposta mais baixo previsto na Lei de Bases da Protecção Civil, desde segunda-feira e até esta quinta-feira, devido ao risco de incêndio, depois de ter estado em contingência, nível intermédio, durante sete dias.