Costa e Montenegro entre a busca de consensos e a vontade de vincar diferenças

Primeiro-ministro e líder do PSD encontram-se esta sexta-feira pela primeira vez com temas como o aeroporto de Lisboa, descentralização e debates parlamentares na agenda. Luís Montenegro não quer ficar colado ao Governo.

Foto
Luís Montenegro será recebido pelo primeiro-ministro três semanas após ter tomado posse no congresso do PSD PÚBLICO

António Costa e Luís Montenegro são dois velhos conhecidos dos corredores parlamentares mas esta sexta-feira é a primeira vez que se encontram como primeiro-ministro e líder da oposição. A reunião, marcada para as 10h na residência oficial do primeiro-ministro, foi pedida pelo chefe de Governo com o pretexto de afinar uma posição comum sobre o novo aeroporto de Lisboa, mas haverá, certamente, outros temas em cima da mesa: a descentralização e o novo modelo de debates parlamentares com o primeiro-ministro. Tudo temas em que pode prevalecer a vontade de marcar diferenças, ainda que seja possível que os dois líderes abordem também temas europeus e de política externa, que tradicionalmente são consensuais entre os dois maiores partidos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.