Apesar das críticas de “pressa”, Parlamento aprova novas regras para entrada de imigrantes
Será criado um novo visto de quatro meses para procura de trabalho e os imigrantes da CPLP não precisam de parecer prévio do SEF. Governo argumenta com a necessidade de dar um sinal político para os restantes países, esperando reciprocidade.
Apesar de a ministra Ana Catarina Mendes ter rematado o debate a falar num “consenso generalizado” sobre as novas regras para a entrada e permanência de estrangeiros que o Governo quer implementar o mais rápido possível, os partidos criticaram a “pressa” com que o processo legislativo foi feito. Ainda assim, a proposta do executivo foi aprovada com os votos das bancadas do PS, PCP, Bloco e Livre e a abstenção do PSD, IL e PAN. O Chega não votou porque já saíra da sala em protesto pelos comentários de Augusto Santos Silva.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.