Substituto do McDonald’s na Rússia sem batatas fritas para servir aos clientes
O McDonald’s abandonou a Rússia em protesto contra a invasão da Ucrânia. Ministério da Agricultura garante que “o mercado russo está totalmente abastecido de batatas, inclusive processadas” e que “estão a chegar novas colheitas”.
Alguns restaurantes da recém-inaugurada cadeia de fast food Vkusno & tochka (“Saboroso e ponto final”, em português), que substituiu o McDonald's na Rússia, vão parar temporariamente de servir batatas fritas. Os clientes terão, por isso, de escolher um prato diferente para acompanhar os seus hambúrgueres.
A empresa espera voltar a servir batatas fritas até ao Outono, segundo a BBC.
O McDonald's abandonou a Rússia em protesto contra a invasão da Ucrânia. A gigante americana de fast food vendeu os restaurantes a um empresário russo e, em Junho, alguns pontos de venda reabriram com o nome Vkusno & tochka.
Porém, um mês após a abertura, um dos principais itens do menu está em falta. Além das batatas fritas tradicionais, as “batatas rústicas” poderão também não estar disponíveis.
Num comunicado enviado à agência de notícias russa Tass, a empresa explicou que geralmente tenta comprar batatas a produtores russos, mas a produção em 2021 foi mais baixa do que o necessário para assegurar a variedade de batatas fritas. Além disso, tornou-se impossível importar batatas de outros mercados.
Contudo, num comunicado publicado no Telegram, citado pela BBC, o Ministério da Agricultura da Rússia procurou minimizar quaisquer preocupações com a escassez de batatas.
“O mercado russo está totalmente abastecido de batatas, inclusive processadas”, garante, acrescentando que “estão a chegar novas colheitas”, o que “descarta a possibilidade de desabastecimento”.