Suspeito de ataque nos EUA usou arma legal e vestiu-se de mulher antes de disparar 70 balas
Robert E. Crimo III, de 21 anos, planeou o ataque em Highland Park durante semanas, afirma a polícia local. As duas espingardas encontradas, uma delas usada para disparar contra a multidão, terão sido compradas legalmente no estado do Illinois.
O atirador, Robert E. Crimo III, conhecido por Bobby, terá planeado o ataque de 4 de Julho em Highland Park durante várias semanas. A espingarda que usou terá sido comprada no Illinois, estado onde vive e onde aconteceu o tiroteio, e, ao que parece, de forma legal. Do ataque resultaram sete mortes. As vítimas tinham entre 35 e 88 anos.
Após várias horas em fuga, o suspeito foi detido na noite desta segunda-feira, Dia da Independência dos Estados Unidos, quando conduzia o carro da mãe, onde foi encontrada uma segunda espingarda também comprada por si. Está agora em prisão preventiva.
De acordo com a descrição das autoridades locais, Robert, que levava consigo uma espingarda de alta pressão, subiu as escadas de incêndio de um edifício na baixa de Highland Park e, a partir do terraço, disparou mais de 70 balas contra a multidão que assistia ao desfile de celebração do 4 de Julho, nos arredores de Chicago.
Mesmo depois de interrogar o principal suspeito, a polícia diz não ter ainda “qualquer informação que sugira que foi motivado por questões raciais, questões religiosas ou de outro tipo”, explicou aos jornalistas Christopher Covelli, subchefe da polícia de Lake County.
Robert, de 21 anos (e não 22, como anunciado anteriormente pela polícia local), usou roupas femininas para se disfarçar mais facilmente e conseguiu passar despercebido entre a multidão que fugia do local, acrescentou Covelli.
“Bobby”, como é mais conhecido, foi esta terça-feira constituído arguido, com sete acusações de homicídio qualificado, as primeiras de várias dezenas que deverá enfrentar em tribunal pelo “ataque premeditado”, de acordo com Eric F. Rinehart, procurador de Lake County.
Caso seja condenado pelas sete acusações, receberá uma sentença de prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, afirma Rinehart, que apelou também à proibição do porte de armas de fogo “no Illinois e não só”.
Em Setembro de 2019, um familiar de Robert terá denunciado o jovem, então com 18 anos, à polícia, alegando que iria “matar toda a gente” e que tinha uma colecção de facas. As autoridades apreenderam então 16 facas, um punhal e uma espada que tinha em sua posse, mas não tinham motivos para uma detenção, explicou Covelli. Quanto às cinco armas de fogo que tinha, terão sido compradas em 2020 e 2021.
No estado do Illinois, é necessária uma licença para porte de armas de fogo. Podem ser dadas a residentes do Illinois, com pelo menos 21 anos e que tenham cumprido uma formação de 16 horas. Segundo a polícia, as duas espingardas encontradas na posse de Robert terão sido compradas naquele estado de forma legal. Além dessas, comprou mais três armas de fogo.
Ao contrário do que foi indicado inicialmente pela polícia, Robert E. Crimo III comprou as armas antes de cumprir 21 anos.
O tiroteio em Highland Park, contudo, não foi o único na região a 4 de Julho. Em Gary, a 80 quilómetros a sudeste de Highland Park, três pessoas foram mortas e sete ficaram feridas durante uma festa na madrugada do feriado. Em Kenosha, 50 quilómetros a norte de Highland Park, as autoridades foram chamadas por causa de um tiroteio na noite de segunda-feira. Uma pessoa foi morta e quatro ficaram feridas. Em ambos os casos não foi anunciada qualquer detenção.