Novo regime de impedimentos dos juízes afecta mais de 1000 processos e adia 281 julgamentos e instruções
Houve juízes que declararam novo regime de impedimentos inconstitucional, estando pendentes seis recursos no Tribunal Constitucional. Enquanto se resolve essa questão o processo não anda. O mesmo quando dois juízes se recusam a decidir um caso, obrigando à intervenção dos tribunais da Relação.
Em vigor há pouco mais de três meses, o novo regime de impedimentos previsto no Código de Processo Penal (CPP), que alarga de forma significativa as situações em que um juiz que interveio durante um inquérito fica impossibilitado de tomar decisões mais tarde no mesmo processo, já afectou mais de mil processos, provocando 281 adiamentos de instruções e julgamentos. Os números foram transmitidos pelo Conselho Superior da Magistratura, na sequência de um pedido de informações do PÚBLICO.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.