World-building: cenas esquisitas no interior da mina de prata
O acto criativo mais potente é precisamente aquele que consegue evocar, através de fragmentos incompletos, algo muito maior, mas de contornos indefinidos.
De acordo com as fontes disponíveis, a História do Mundo regista dois pontos de extracção mineral chamados “Kashen”. O mais recente é um depósito de cobre na autoproclamada República de Artsakh (a região de Nagorno-Karabakh), cuja actividade está ou esteve suspensa devido ao conflito recente entre a Arménia e o Azerbaijão, e cujo controlo parece ter sido recuperado pelo governo azeri. O mais antigo é uma velha mina de prata na Rússia medieval, descoberta por camponeses no século XIII, que se tornou a maior mina da Europa (explorada por 30 mil escravos) e foi a causa de várias guerras entre o principado da Tuéria e o grão-ducado de Moscovo até encerrar no século XVIII.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.