Enfermeiros propõem centros de nascimento no SNS para grávidas de baixo risco

Investigadores da Escola Superior de Enfermagem do Porto propõem a criação de Unidades de Cuidados na Maternidade, um modelo de acompanhamento da mulher na gravidez e no parto de baixo risco e no pós-parto gerido por enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica. Unidade pretende oferecer cuidados em maior proximidade e que vão ao encontro dos desejos das mulheres e dos casais.

Foto
Enfermeiros podem ter um papel reforçado Rui Gaudencio

Um grupo de investigadores portugueses da Escola Superior de Enfermagem do Porto propõe a criação de unidades de cuidados na maternidade, um modelo de acompanhamento da mulher na gravidez, no parto e no pós-parto gerido por enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica. Orientada para gravidezes de baixo risco, esta forma de resposta que já existe em 16 países da União Europeia – alguns em formato de projecto-piloto – pretende oferecer cuidados em maior proximidade e que vão ao encontro dos desejos das mulheres e dos casais. O grupo está a preparar um documento para apresentar na Assembleia da República para que seja implementado um projecto-piloto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.