Zelensky demite embaixadora da Ucrânia em Portugal em “rotação agendada”

O decreto que afasta a embaixadora foi publicado esta sexta-feira na página da Presidência ucraniana. Inna Ohnivets diz ter sido avisada da decisão dois dias antes e que “é uma rotação agendada”.

Foto
Inna Ohnivets era embaixadora em Lisboa desde Outubro de 2015 Ricardo Lopes

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou um decreto que demite a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, mas também os embaixadores na Geórgia, Ihor Dolhov, e na Eslováquia, Yurii Mushka, avança o Kyiv Independent.

Inna Ohnivets diz ter sido avisada da decisão dois dias antes de ter sido publicado o despacho da demissão, durante um contacto com o ministro dos Negócios Estrangeiros do país. “Sobre esta decisão, posso dizer que é uma rotação agendada”, afirmou em declarações à SIC Notícias.

O decreto que afasta a embaixadora foi publicado esta sexta-feira na página da Presidência ucraniana. “Demitir Inna Vasylivna do cargo de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da Ucrânia junto da República Portuguesa”, lê-se na nota.

Os três embaixadores foram nomeados durante o mandato do ex-Presidente, Petro Poroshenko, nota o Kyiv Independent. Questionada sobre se um dos motivos da demissão pode ter sido o facto de ter sido nomeada pelo antecessor de Zelensky, na SIC Notícias, ​Inna Ohnivets recusou comentar.

Ohnivets era embaixadora em Portugal desde Outubro de 2015.

Tem 59 anos e nasceu na cidade de Zhovti Vody, na região de Dnipropetrovsk, no sul do país. Jurista de formação, deu aulas de inglês antes de se tornar diplomata. Em 2003 foi nomeada cônsul-geral da Ucrânia na cidade de Presov, na Eslováquia, e de 2006 a 2010 foi a embaixadora no país.

Sugerir correcção
Ler 50 comentários