Metro de Lisboa encerrado no domingo devido a greve de trabalhadores

Segundo o sindicato, os trabalhadores decidiram manter a paralisação apesar do anúncio pelo Metropolitano de Lisboa de que já iniciou a contratação de maquinistas e o reforço das equipas de manutenção.

Foto
Estão previstas perturbações desde as 23h00 de sábado e o retomar do serviço às 06h30 de segunda-feira Daniel Rocha

A circulação do Metropolitano de Lisboa vai estar interrompida no domingo devido à greve de trabalhadores, prevendo-se perturbações desde as 23h00 de sábado e o retomar do serviço às 06h30 de segunda-feira, indicou esta sexta-feira a empresa.

A informação foi avançada pelo Metropolitano de Lisboa na sua página da Internet.

A greve, entre as 00h00 e as 24h00 de domingo, foi convocada pela Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, contra a falta de condições de trabalho e os aumentos salariais de 0,9% propostos pela administração, entre outros motivos.

Segundo o sindicato, os trabalhadores decidiram manter a paralisação, prevista há algumas semanas, apesar do anúncio pelo Metropolitano de Lisboa de que já iniciou a contratação de maquinistas e o reforço das equipas de manutenção.

As contratações decorrem de uma autorização concedida pelo Governo, no âmbito do Plano de Actividades e Orçamento de 2022, para a contratação de 58 trabalhadores: 34 agentes de tráfego, 13 oficiais de manutenção, dois inspectores de obra e nove técnicos especializados.

Outro dos assuntos que não tem a concordância das organizações sindicais é o aumento salarial de 0,9% proposto pela empresa, que os sindicatos consideram estar “muito abaixo da inflação do país”.

Além da paralisação de 24 horas, os trabalhadores cumprem até ao final deste mês uma greve ao trabalho suplementar e eventos especiais.

Na semana passada, o Metropolitano de Lisboa garantiu que está disponível para procurar “soluções conjuntas de melhoria das condições de trabalho e de remuneração” e ainda para o “aumento de efectivos”.

Entre Março a Maio de 2022 foram efectuadas pelos trabalhadores da área da operação, maquinistas e chefias um total de oito greves parciais, entre as 05h00 e as 09h00, segundo a empresa.

A paralisação de domingo ocorre num dia em que se realiza o festival Rock in Rio, no Parque da Bela Vista. A este propósito, a organização indicou que criou, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, mais parques de estacionamento com “shuttle” directo para o recinto do evento.

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).

Normalmente, o metro funciona entre as 06h30 e a 01h00.