Criptomoedas podem impactar a banca, avisa Banco de Portugal

“As interligações” entre o mercado de criptoactivos e o sistema financeiro tradicional estão a aumentar, o que pode trazer novos riscos para a banca, nomeadamente no que diz respeito à capacidade de conceder crédito.

Foto
Tyrone Siu

O mercado dos criptoactivos continua a ter uma dimensão relativamente reduzida e pouco propícia a impactar de forma significativa a estabilidade financeira, mas os reguladores já admitem que esse retrato pode vir a mudar. No mais recente Relatório de Estabilidade Financeira, o Banco de Portugal (BdP) destaca que “as interligações” entre as chamadas finanças descentralizadas (conhecidas no ecossistema por DeFi, em inglês) e o sistema financeiro tradicional estão a aumentar, o que implica que potenciais problemas no universo cripto poderão vir a sentir-se nos mercados tradicionais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.