Programa Primeira Pedra põe-nos a dançar no Museu dos Coches sobre calcário dourado
No Museu dos Coches, uma exposição dedicada à pedra portuguesa junta obras de 36 designers, arquitectos e artistas. É o epílogo de um programa dedicado à internacionalização desta indústria extractiva.
“Wow!”, exclama a canadiana Maya Freeman, soerguendo-se da espreguiçadeira onde está recostada para olhar mais atentamente para o objecto em que escolheu sentar-se na praça que envolve o Museu Nacional dos Coches, em Lisboa. Só pode ter sido uma força telúrica que a atraiu, a ela e ao namorado, ambos estudantes de arquitectura em Toronto, para o mármore branco do banco de jardim. Desenhado pelo arquitecto português Álvaro Siza, faz parte da exposição Primeira Pedra 2016-2022, que será inaugurada esta quinta-feira às 22h, marcando o ponto final no programa de internacionalização da pedra portuguesa que juntou, nos últimos seis anos, 36 autores, entre arquitectos designers e artistas plásticos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.