Ucrânia quer levar tanques russos destruídos a capitais europeias (incluindo Lisboa)
“Vamos assegurar que os tanques russos estão na Europa, mas como sucata”, disse o ministro da Defesa ucraniano.
- Em directo. Siga os últimos desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia
- Guia visual: mapas, vídeos e imagens que explicam a guerra
- Especial: Guerra na Ucrânia
O ministro da Defesa ucraniano avançou esta segunda-feira que a Ucrânia está a planear uma exposição com veículos militares russos destruídos durante a guerra, numa iniciativa que deverá passar por várias cidades europeias – incluindo Lisboa.
Em entrevista ao canal polaco Polsat News, citado pela agência Ukrinform, Oleksii Rezkinov nomeou várias capitais europeias, a começar em Varsóvia e terminando na capital portuguesa. O ministro referiu que ucranianos conseguirão assim fazer aquilo que o Kremlin tem procurado tentar com a política imperialista: ver os tanques russos a atravessar todo o continente europeu.
A anunciada mostra visa manter a opinião pública do Ocidente atenta à guerra na Ucrânia.
“Vamos ajudar a assegurar que os tanques russos estão na Europa, mas como sucata. Planeamos realizar exposições de equipamento russo destruído. Começaremos em Varsóvia, depois Berlim, Paris, Madrid e finalmente Lisboa”, disse Reznikov, que acrescentou ainda não ser suficiente retirar Putin do poder para acabar com o conflito, visto que não é o único russo que “odeia a Ucrânia”.
As tropas ucranianas dizem já ter destruído de 1400 tanques e perto de 3600 veículos armados russos desde o início da invasão, a 24 de Fevereiro. Alguns dos equipamentos militares danificados pelos ucranianos já estão expostos na baixa de Kiev.