PS trava revogação dos vistos gold: “O tempo é de avaliação”

PCP, Bloco e PAN propõem eliminar regime de autorização de residência para investimento. PSD, Chega e Iniciativa Liberal são contra.

Foto
O líder parlamentar do Bloco pôs o fim dos vistos gold na agenda do plenário desta sexta-feira LUSA/MÁRIO CRUZ

Mais uma vez, Bloco, PCP e PAN pretendiam acabar com o regime de autorização de residência para investimento (ARI), os chamados vistos gold, com o argumento de que são um mecanismo de “lavagem de dinheiro”, mas o PS mostrou não estar disposto a ceder. À direita, a Iniciativa Liberal alinhou com o Chega na defesa da necessidade de atrair investimento estrangeiro. O PSD também não deixou cair o regime que foi criado no Governo liderado por Passos Coelho. A bancada socialista chumbou todos os projectos do BE, PCP, PAN e Chega, tendo apenas viabilizado o projecto de resolução do PSD, que pedia a operacionalização da plataforma online do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para a submissão de requerimentos online de vistos gold para fins imobiliários nas Regiões Autónomas e no interior.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.