Austrália pede a residentes em Sydney para poupar luz à noite

O apelo visa evitar possíveis apagões. A suspensão do mercado de electricidade spot é sem precedentes para a Austrália e marca o último passo drástico para enfrentar uma crise energética que começou em Maio. Actualmente, mais de um quarto da capacidade de produção de carvão do país foi eliminada.

Foto
O ministro da Energia e Alterações Climáticas Chris Bowen disse às famílias para poupar energia sem sacrificar o essencial EPA/JOEL CARRETT

Os residentes de Sydney foram instados esta quinta-feira a poupar energia à noite tanto quanto possível para evitar apagões, um dia depois de a Austrália ter suspendido o seu mercado de electricidade à vista devido a interrupções não programadas nas envelhecidas empresas de carvão. O Operador do Mercado Australiano de Energia disse ser ainda demasiado cedo para dizer quando é que o mercado retomaria as operações normais, mas acrescentou que as reservas de capacidade eléctrica tinham melhorado em Nova Gales do Sul.

O ministro da Energia e Alterações Climáticas Chris Bowen disse às famílias para poupar energia sem sacrificar o essencial, como o aquecimento. “Estamos confiantes de que podemos evitar apagões”, disse ele numa conferência de imprensa televisiva em Camberra. “Se tem a possibilidade de escolher o momento em que deve executar determinados itens, não os execute das 18h às 20h”.

É mais provável que ocorram falhas de energia à noite, quando a produção dos parques solares e eólicos cai e as pessoas regressam a casa do trabalho e ligam os seus aparelhos. A suspensão do mercado de electricidade spot [activos financeiros negociados para entrega imediata é sem precedentes] para a Austrália e marca o último passo drástico para enfrentar uma crise energética que começou em Maio. Actualmente, mais de um quarto da capacidade de produção de carvão do país foi eliminada.

O Primeiro-Ministro Anthony Albanese disse que a energia estará na agenda de um jantar com os líderes estatais esta quinta-feira e numa reunião na sexta-feira - as suas primeiras reuniões formais desde que o novo governo trabalhista foi eleito em Maio.

Uma série de unidades alimentadas a carvão ficaram off-line devido a manutenção programada e falhas inesperadas, e todos os esforços estão concentrados em restaurar as unidades para operações normais, disse Bowen. O maior produtor de energia da Austrália, a AGL Energy, disse na quinta-feira que uma das três unidades afectadas na sua central a carvão de Bayswater, em Nova Gales do Sul, estaria a funcionar na quinta-feira e outra até sábado.

A EnergyAustralia, propriedade da CLP Holdings, que perdeu a produção de duas unidades na sua central a carvão de Yallourn em Victoria esta semana, disse que tinha recuperado uma unidade na quinta-feira e a outra voltaria ao serviço no final da próxima semana.

“Neste momento estamos a explorar todas as opções para continuar a aumentar o nosso fornecimento de combustível e produção no mercado da electricidade”, disse o director-geral Mark Collette num comunicado. As centrais a gás da empresa ajudaram a reforçar o fornecimento de energia, disse, observando que a sua central Tallawarra em Nova Gales do Sul (New South Wales) tem estado a trabalhar a cerca de 75% da sua capacidade desde o início de Maio, em comparação com a sua taxa de funcionamento típica de cerca de 20%.