O novo Museu Nacional em Oslo é uma viagem em direcção à luz
Depois de oito anos de espera, o novo Museu Nacional de Arte, Arquitectura e Design, que reúne a maior colecção de arte da Noruega, abre este sábado as portas ao público. Foi construído de raiz, a pensar nas gerações futuras.
Quando nos aproximamos do novo Museu Nacional de Arte, Arquitectura e Design, que neste sábado abrirá as portas ao público em Oslo, na Noruega, vemos um edifício horizontal em pedra cinzenta, uma ardósia norueguesa habitualmente usada nos telhados, recortado por grandes janelas com caixilharia em bronze. Pontualmente, espalhadas na fachada, estão plantadas heras com folhas muito verdes. Com os seus 54.600 metros quadrados de área útil, há quem veja no edifício, o maior museu de arte dos países nórdicos, “um bunker”.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.