Detido na Guarda suspeito de abusar de criança ucraniana em centro de refugiados
Os alegados factos ocorreram num centro de acolhimento de refugiados da Guarda.
- Em directo. Siga os últimos desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia
- Guia visual: mapas, vídeos e imagens que explicam a guerra
- Especial: Guerra na Ucrânia
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem, estrangeiro, com a idade de 41 anos, “fortemente indiciado pela prática, em finais do mês passado, de um crime abuso sexual de uma criança com seis anos de idade, refugiada da Ucrânia”.
Os alegados factos “ocorreram no interior de um centro de acolhimento de refugiados e de outros cidadãos estrangeiros, da cidade da Guarda, onde autor e vítima residiam àquela data”, informa a PJ em comunicado divulgado esta sexta-feira.
O detido ficou em prisão preventiva até que “sejam encontradas condições de sujeição do mesmo à obrigação de permanência em habitação, com aplicação de pulseira electrónica”.
Mais de 7,2 milhões de pessoas saíram da Ucrânia devido à guerra, iniciada pela Rússia em 24 de Fevereiro, e 2,3 milhões atravessaram a fronteira em sentido contrário até terça-feira, segundo dados divulgados na sexta-feira pela ONU.
Em Portugal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras atribuiu mais de 40 mil protecções temporárias a pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia, segundo dados divulgados na segunda-feira.