O começo não foi brilhante, mas também não decepcionou. Frente à Espanha, em Sevilha, Portugal arrancou um empate a um golo, num jogo em que o resultado acabou por ser melhor do que a exibição. Seguem-se agora mais dois jogos, antes de a competição regressar em Setembro.
Portugal vai defrontar a Suíça e a República Checa, no Estádio José Alvalade. A partida contra os helvéticos é já no domingo, enquanto o embate com os checos será na quinta-feira. Em caso de triunfo nos dois encontros, a selecção orientada por Fernando Santos fica muito bem encaminhada para assegurar um lugar na final a quatro da competição em que até foi a primeira vencedora.
Com os principais campeonatos europeus de férias, vale a pena desviar o olhar para o outro lado do Oceano Atlântico. No Brasil, onde quatro treinadores portugueses competem no Brasileirão, o domingo oferece um embate entre o Palmeiras (de Abel Ferreira) e o Atlético Mineiro, respectivamente primeiro e segundo da tabela. À espreita do que pode acontecer no duelo entre os dois primeiros estará o Corinthians, de Vítor Pereira, terceiro classificado mas com os mesmos 15 pontos dos seus adversários.
O que também poderá ter-lhe escapado no PÚBLICO
A quantidade de golos que os jogadores portugueses marcaram nos cinco principais campeonatos europeus.
A política de saída de jogadores a custo zero no FC Porto.
A chave do sucesso europeu do andebol do Benfica.
Com o futebol em pausa, há outras modalidades para acompanhar. O basquetebol, por exemplo, oferece o início da final do campeonato nacional, com Benfica e FC Porto a terem agendados os seus primeiros embates – sábado, segunda-feira e quinta-feira. Na NBA, já começou a final e os Boston Celtics adiantaram-se ao vencerem os Golden State Warriors por 120-108 no primeiro jogo. Na segunda-feira e na quinta-feira haverá mais “NBA action”.
No ténis, este fim-de-semana ficaremos a conhecer os novos campeões de Roland Garros. No sábado, a final feminina colocará frente a frente a polaca Iga Swiatek e a norte-americana Coco Gauff. Já na vertente masculina, o espanhol Rafael Nadal parte como grande favorito a um 14.º título perante o norueguês Casper Ruud.
Nos desportos motorizados, as atenções estão em mais uma etapa do Mundial de MotoGP. Miguel Oliveira vai competir no Grande Prémio da Catalunha, depois de ter conseguido pontuar na última corrida.
O que também poderá ter-lhe escapado no PÚBLICO
Quem é Jai Hindley, o mais recente vencedor do Giro.
A conquista da Liga Europeia de andebol pelo Benfica.
A rubrica Planisférico recordou Trinche Carlovich, o argentino que até Maradona considerou que era melhor do que ele.
Reportagem na Urmeira, um bairro desfavorecido da periferia de Lisboa, onde o desporto tenta tirar da rua crianças e adolescentes.
A rubrica Jogos com História recordou o último título de campeão italiano de futebol do Milan antes daquele conquistado esta temporada.