Almeida Costa, de atentatório da dignidade humana a “jurista de primeira água”
Para uns, António Almeida Costa não tem o perfil “adequado” para ser juiz do Tribunal Constitucional. Para outros, trata-se de um jurista capaz e moderado. Nome do professor universitário antiaborto foi chumbado para juiz do TC.
António Manuel Almeida Costa, jurista e professor universitário, ficou mais recentemente conhecido pela sua posição contra a legalização do aborto, trazida a lume pela comunicação social após ter sido indicado para juiz do Tribunal Constitucional (TC). Posição essa que levou a críticas por parte de figuras políticas, à convocação de manifestações e à entrega de uma carta da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas ao Palácio Ratton contra a nomeação do agora ex-candidato, que viu o seu nome chumbado.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.