Macron propôs a Putin uma resolução da ONU para abrir corredor no mar Negro

Ucrânia pede “operação internacional” para levantar bloqueio russo ao porto de Odessa e reiniciar as exportações de cereais. Lavrov vai à Turquia discutir possível corredor marítimo.

Foto
Rolos de aço empilhados num cargueiro no porto de Mariupol, na segunda-feira Reuters/ALEXANDER ERMOCHENKO

Com o bloqueio da Rússia aos portos ucranianos a “pôr em risco a segurança alimentar no mundo”, como sublinhou António Costa em Bruxelas, o Presidente francês revelou esta terça-feira que propôs a Vladimir Putin levar a votos nas Nações Unidas uma resolução para enquadrar o fim desse embargo no mar Negro, permitindo à Ucrânia voltar a exportar cereais. A Rússia está a jogar “jogos da fome com o mundo”, avisou o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, insistindo que só uma “operação internacional” patrocinada pela ONU permitirá abrir uma rota comercial segura.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.