Blair quer um laboratório de ideias de centro e já há comparações com o partido de Macron
Ex-primeiro-ministro trabalhista está a organizar uma conferência com figuras de vários quadrantes políticos e sonha com a participação do Presidente francês. Onde uns vêem bases para um partido, outros apontam dificuldades do sistema eleitoral, experiências falhadas e moderação do Labour para rejeitar essa hipótese.
Estará Tony Blair a lançar deliberadamente as bases para um novo partido político no Reino Unido? Provavelmente não, mas entre as pessoas que estão envolvidas na organização de uma conferência liderada pelo ex-primeiro-ministro trabalhista, dedicada à defesa e à promoção de políticas e de ideias “centristas” para o país, há quem acredite que o potencial está lá, e que, por isso mesmo, não se deve fechar a porta a nenhum cenário.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.